loading
08
jan

Calabresa ou pepperoni: qual a diferença?

A linguiça calabresa sempre fez parte da culinária brasileira, principalmente como recheio de pizza. Quem nunca pediu uma pizza calabresa no delivery? É tradicional. Mas é tradicionalmente brasileira!

O que acontece é que a linguiça calabresa não é da região da Calábria, na Itália, como muitos imaginam. Ela é uma criação nossa, de brasileiros ansiosos por inspirações estrangeiras. Ela foi criada em São Paulo, no bairro do Bixiga, e foi inspirada nas linguiças italianas. É feita de carne de porco e gordura. E foi lá, na capital paulista, que ela começou a ser usada para recheios de salgados, e ganhou fama nacional quando ganhou os paladares dos amantes de pizza. Ela ganhou esse nome, na verdade, por que é condimentada com pimenta calabresa (tipo, pimenta dedo-de-moça, sabe?).

Já o pepperoni é uma criação americana inspirada nos salames italianos, principalmente os que são mais secos e apimentados. É feito com carne de porco, bovina, gordura e condimentada com pepperoncino, tipo a malagueta. Engana-se quem pensa que tem na Itália, porque também não tem pepperoni lá. Na verdade, tem sim, uma vez que “pepperoni” significa pimentão e é isso que você vai receber se pedir pepperoni. Para pedir uma pizza de “pepperoni”, na Itália, você deve pedir por uma que contenha salame/salamino piccante, como a “pizza alla diavola”.

Agora já sabe, né?

Seja calabresa ou seja pepperoni, o importante é que venha na minha pizza! =)

Abraços de toda a equipe do Vitrine Gourmet.

 

Por Jeferson Hirt.

Comentários ( 10 )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top