loading
07
jun

Aprenda A Fazer Schnitzel Em Casa

A culinária austríaca é muito apreciada no mundo todo. Aqui em Santa Catarina, ela foi trazida pelos imigrantes europeus que colonizaram nossa região. Um dos pratos mais conhecidos é o Schnitzel, uma carne empanada e frita, como o nosso bife à milanesa.

Estudiosos da gastronomia dizem que esta é uma receita italiana levada para a Áustria, em 1857, por um comandante do exército e logo foi difundida por todo o império. Era preparada com vitela — carne de boi que tem entre 1 e 6 meses de vida –, porém é muito mais comum encontrar, atualmente, o prato feito com carne de porco. Na Alemanha, este prato é tão consumido que foi eleito o segundo mais desejado pelos alemães.

Um bom schnitzel, ou também conhecido como Wiener Schnitzel — a moda de Viena –, deve ser muito bem empanado, dourado, frito na manteiga e, apesar da contradição gordurosa, é primordial que seja servido sequinho por fora e suculento por dentro. Dominar o preparo é muito importante, tanto que já foi até tema de prova no programa MasterChefs, da Band.

Veja a receita que a gente preparou para você aprender de vez a fazer este prato:

 

INGREDIENTES

4 fatias de carne de porco, como o lombo – ou qualquer carne de sua preferência

3 ovos

4 colheres de farinha de trigo

4 colheres de farinha de rosca ou panko (fica mais gostoso!)

1 xícara de óleo para fritar

4 colheres de manteira

1 limão siciliano em fatias

Sal

Pimenta do reino preta

 

MODO DE PREPARO

  1. Cubra a carne com papel filme. Bata as fatias com um martelo específico até que fiquem com 0,5 cm de espessura aproximadamente. Retire a umidade com papel toalha.
  2. Coloque os ovos inteiros numa tigela e bata-os brevemente. Tempere-os com sal e pimenta.
  3. Coloque a farinha de trigo numa outra tigela e acrescente uma pitada de sal e outra de pimenta.
  4. Coloque a farinha de rosca ou pako numa terceira tigela.
  5. Passe a carne na farinha de trigo (retire o excesso), depois no ovo e, em seguida, na farinha de rosca, pressionando a carne para que a farinha fique bem grudada na carne. Para uma casquinha mais grossa, repita o processo com mais uma camada de ovo e farinha de rosca.
  6. Aqueça o óleo numa panela. Quando estiver quente, coloque a carne para fritar. Recomenda-se fritar dois pedaços por vez, para que a temperatura do óleo não caia muito. É importante notar que a carne não deve ficar submersa no óleo. A quantidade de óleo deve ser suficiente para cobrir a metade da fatia, pois a fritura será feita primeiro de um lado e depois do outro. Frite por 3 minutos de um lado e 2 minutos do outro, ou até ficar dourado. Retire os dois pedaços e repita o processo com os outros dois. Deixe a carne esfriar numa grelha (e não no papel toalha) para que o vapor produzido pelo calor não umidifique a casquinha da carne.
  7. Retire o óleo da panela. Coloque a manteiga e deixe-a derreter. Frite novamente os pedaços de carne na manteiga por 1 minuto de cada lado para que fiquem bem dourados.
  8. Pronto! Sirva o Schnitzel com fatias de limão siciliano.

Para acompanhar o prato, você pode preparar uma salada de folhas verdes; espaguete ao sugo; ou, se quiser ir para o tradicional, batatas fritas, como a Bratkartoffeln. Também fica delicioso servir o Schnitzel com molho de cogumelos!

Prepare esta gostosura na sua casa hoje mesmo e aproveite o friozinho para abrir uma garrafa de vinho. A gente separou 5 vinhos catarinenses para você experimentar.

Abraços da equipe do Vitrine Gourmet.

 

Por Jeferson Hirt.

 

 

 

Comentários ( 0 )

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Top